Encerramento das atividades do PIBID - Letras/Espanhol e CIVITAS

0 comentários

Evento foi marcado pela comemoração "Violeta Parra - 100 anos" e apresentações culturais



     De 13 a 15/12 foi realizado o encerramento das atividades promovidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Curso de Letras/Espanhol e CIVITAS – Práticas e Teorias do Literário. O evento, coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Ítalo Oscar Riccardi Leon, foi marcado pela comemoração do centenário de Violeta Parra, apresentações culturais e relatos de práticas de ensino e teorias do literário.
         No especial comemorativo 100 Anos de Violeta Parra (1917-2017) – artista chilena que, além de compositora e cantora, foi folclorista e pesquisadora – o PIBID-Curso de Letras/Espanhol se debruçou no apoio às iniciativas, projetos e práticas docentes em pró do ensino de língua estrangeira no Brasil, com destaque para a língua espanhola. Dessa forma, a supervisora do PIBID na Escola Estadual Dr. Arlindo Silveira Filho, Profa. Andreia Rezende, graduada pelo Curso de Letras/Espanhol da UNIFAL-MG, apresentou as ações realizadas ao longo do ano com os alunos do ensino fundamental e coordenou a apresentação musical das crianças no início das atividades de encerramento, no dia 13/12.
          Na sequência, foi realizada a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença do Prof. Ítalo, o diretor da Superintendência Regional de Varginha (SRV – MG), Prof. Erivelton Giovani Ramos, a diretora da E. E. Dr. Arlindo Silveira Filho, Profa. Rosemeire Maria Correia, a diretora da E. E. Dr. Emílio Silveira, Profa. Elvira de Fátima de Moura e a coordenadora de projetos variados e do ensino médio integral e integrado, também da E. E. Dr. Emílio Silveira, Profa. Suenia Aparecida Diniz Santos Milanez.
          O Prof. Erivelton destacou a importância do contato com novas experiências de ensino, uma vez que as crianças já possuem certo aprendizado e cabe aos professores descobrirem formas criativas e eficazes para transmitir o conhecimento. "A apresentação dos alunos foi um ótimo exemplo, eles cantaram em espanhol e aprenderam um pouco já do idioma", disse o diretor da SRV-MG. Já as diretoras e professoras das escolas parceiras do PIBID-Letras-Espanhol, agradeceram a oportunidade de fazerem parte do programa, sendo que a Profa. Rosemeire apresentou uma pesquisa - com resultado satisfatório - realizada diretamente com os alunos de sua escola, como forma de avaliar o projeto dos acadêmicos da UNIFAL-MG. 
           Após os pronunciamentos, a professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), Isabel Gretel María Eres Fernández, ministrou a palestra “Políticas e antipolíticas para o ensino de línguas estrangeiras”, na qual apresentou um panorama das políticas linguísticas no Brasil e um breve histórico com o objetivo de explicar o percurso do ensino de línguas estrangeiras no país e que resultaram na atual política excludente que a educação tem vivido. Isabel também defendeu a existência de uma escola plural e que a formação integral do aluno deveria contemplar vários idiomas.  
        A programação contou ainda com a apresentação cultural dos alunos da E. E. Dr. Emílio Silveira, sob supervisão de Jacqueline Lopes e confraternização em um coffee break. Nos dias seguintes, 14 e 15/12, foram realizadas: a exibição do filme “Violeta foi para o céu”, debates e seminários acerca da metodologia de ensino de literatura em língua espanhola, e a palestra do Prof. Ítalo, intitulada “Violeta Parra: 100 anos – O centenário de uma artista múltipla”.
        Vale ressaltar que, na noite do dia 15/12, aconteceu o encerramento oficial das atividades do Programa Civitas em 2017 com o lançamento da revista literária Arcimboldo, para a qual foi aberta chamada para seu primeiro número. Serão aceitos textos inéditos, sejam eles poemas, contos, crônicas ou outras manifestações artístico-literárias de curta extensão, sendo o período para submissão: 15/12/17 a 19/02/18. Mais informações no site da revista.  


0 comentários :

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 PIBID ESPANHOL | TNB