Literatura y Derechos Humanos

0 comentários


Este projeto teve como inicio a oficina "A Literatura como instrumento de reflexão sobre os direitos humanos", ministrada no dia 07/03/2017 na UNIFAL-MG sede, na qual os pobidianos: Ana Carolina Alvez, Lidiana Ferreira e Maciel Ferreira Rigoni, sob a supervisão do coordenador de área do PIBID-Letras/Espanhol, o Prof. Dr. Ítalo Oscar Riccardi León preteriram a partir da leitura do conto "O mineirinho" de Clarice Lispector de modo que se objetivou estabelecer um possível diálogo e reflexão entre o material literário e os direitos humanos. 



A partir disto, e durante a idealização do presente projeto foi necessário que os envolvidos concebessem que a escola e a família se configuram em referências à construção do indivíduo, pois compartilham de funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação do cidadão (Rego, 2003). Nesse sentido, este projeto tem como objetivo introduzir e implementar o estudo de literatura nas escolas, dando ênfase em aspectos referentes aos direitos humanos e suas implicações na vida cotidiana. Para isso, é imprescindível que se transmita tal reflexão por meio do que a literatura e seus elementos temáticos e estruturais são capazes de oferecer para contribuir com as intenções do projeto, em especial, a literatura de língua espanhola, considerando as perspectivas de inclusão e o desenvolvimento das relações sociais, políticas e educacionais. O debato, torna-se possível somente, dentro de um ambiente interacional, como o proporcionado pelas aulas de ensino básico, em que há o diálogo e a reflexão.

  
*(Abaixo um material que ilustra as dinâmicas de aulas propostas, bem como as intenções a serem refletidas a partir deste material)


0 comentários :

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 PIBID ESPANHOL | TNB